segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Muito além do horário político

Na campanha eleitoral para a presidência do país - especialmente nesse segundo turno - sobram ataques e faltam propostas. Dilma e Serra se esforçam ao máximo para mostrar que o seu adversário é pior, mas nunca para tentar mostrar que são o melhor para o Brasil (talvez porque nenhum dos dois seja); surgem denúncias de corrupção de todos os lados da campanha, enquanto os tucanos falam de Erenice Guerra, José Dirceu e até Collor, os petistas atacam falando de Paulo Preto – caso que promete dar o que falar. Mas a falta de propostas e ideias não se restringe apenas aos políticos e seus marketeiros, ao contrário, estende-se até os eleitores.
Acredito que essa eleição será marcada pela utilização da internet, principalmente de maneira informal, com e-mails, postagens em blogs, e principalmente os vídeos que bombaram no Youtube (em sua maioria, sempre usados para destruir a imagem de algum candidato). Acompanhando os comentários em blogs e vídeos no Youtube, e o que tem rolado no Twitter sobre essa eleição, o que vejo é de um nível tão baixo que acredito que não pode ser chamado nem de discussão. As pessoas se recusam a debater o que é melhor para o Brasil e passam a chamar de ignorantes e burros os que pensam diferente delas, poucos são os que querem ouvir uma opinião diferente para evoluir a forma de pensar, a maioria parece vendada (venda que pode variar entre a cor azul e vermelha) e aceita tudo que seu candidato diz. E dá-lhe ataque, xingamento e baixaria!
Cansado de ver tantas denúncias de corrupção nos jornais e tanta ignorância dos eleitores, quando ouço alguém falar que o Brasil é um país livre de preconceito, tenho medo e interpreto de forma negativa. Talvez o brasileiro tente tirar vantagem de todos, independente da cor ou da religião; talvez o brasileiro ataque e passe por cima de qualquer um para alcançar seus objetivos, independente da classe social ou do sexo.

Tomara que eu esteja errado.




Leia também o primeiro texto que escrevi pra esse blog aqui.