sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Política

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 238 prefeitos eleitos em 2008 foram cassados por compra de votos. Juro que me assustei com esse número, pois sempre tenho aquela sensação de impunidade, de que os políticos deitam e rolam em cima do povo e continuam ilesos. Não que esse número seja muito animador. O fato é que recentemente presenciamos um gigantesco escândalo no senado – o caso Sarney – e que no fim não deu em nada, e esses políticos o que fizeram? Deram dentaduras, cadeiras de roda, empregos, e materiais de construção para o povo, se elegeram e foram cassados. Mas, aposto que logo se elegerão de novo.
Não sou um cara muito interessado por política e não me sinto culpado por isso. No geral, o povo brasileiro é assim. Os pais indicam músicas para seus filhos ouvirem; dão a camisa do time que torcem para as crianças e as levam no estádio; incentivam a praticar um esporte, ou uma arte. Mas, quem já viu algum pai falar pro filho: “Senta aqui garotão! Vamos assistir o horário político que no dia da eleição você vai comigo votar!”? Ao invés disso, é costume escutarmos comentários como: “Ah, aquele lá rouba, mas pelo menos faz alguma coisa para o povo”, pior ainda é quando dizem: “o povo brasileiro é assim mesmo, qualquer um no lugar deles faria a mesma coisa”.
Eu não penso assim, não concordo que todo brasileiro tem esse maldito “jeitinho” que todos dizem, e é uma pura sacanagem aceitar um ladrão porque ele trabalha! Quer dizer que se um pedreiro roubar sua televisão, mas, terminar o serviço ele é bom? E se o garçom roubar seu celular, mas te atender bem? E se o guardador de carros roubar seu som, mas estacionar direitinho?
O povo brasileiro precisa mudar sua postura em relação a política, se interessar mais, pensar mais e aceitar menos. Ou 238 cassados se tornarão 238 re-eleitos. Afinal, como ficou o caso Sarney?
Será que algum dia tudo isso vai mudar? Será que você pode fazer isso mudar? Você vai protestar, brigar, lutar pelo fim da corrupção... Ah, quanto trabalho! Tenho a impressão que você prefere ler a seção de esportes.