terça-feira, 20 de outubro de 2009

Protestos Nu

“Diretores de escola planejam nu coletivo em protesto por salário” é o que diz a manchete. E aí eu pergunto: ficar pelado muda alguma coisa? Lembrei que o Tico Santa Cruz – vocalista da Detonautas – já se despiu para protestar, uma vez foi por causa de escândalos do senado, nessa ele usou a seguinte frase: “eles apelam de lá, eu apelo de cá”, de fato, apelou! Da outra vez, foi num dia de jogo do Brasil – se não me falha a memória -, que ele ficou pelado na rua, e falou que o povo se interessa tanto por jogos da seleção que ninguém veria o que ele fez. Também, até o jogo do Íbis seria mais interessante!
Pesquisando sobre este “estilo” de protesto descobri mais manifestações, como ciclistas nus pedindo por ciclovias, protestantes anti-NATO (Organização do Atlântico Norte) despidos, e mais um monte de gente pelada. De fato, é uma forma de chamar atenção, mas, que não torna o protesto eficiente, talvez até desvie a atenção do problema reclamado pro nudismo. E muitos até diriam que não passa de gente querendo aparecer.
Verdadeiras mudanças não precisaram disso, como quando o povo foi às ruas para cobrar a saída do Collor. E eu também não aprendi que Gandhi e Luther King fizeram protestos nus. Ausência de vestuário não leva a lugar nenhum. Só espero que a Hebe não tenha nada para protestar.