quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ainda mais além

Depois de escrever o último post desse blog, eis que me deparo com notícias que dão mais razão ao escrevi. Bolinha de papel ou rolo de fita crepe na cabeça do Serra, uma bexiga cheia de água que quase atinge a Dilma, declarações de tucanos e petistas pra lá e pra cá, acusação de simulação e mais ataques – de ambos os lados - de pouco valor construtivo na campanha eleitoral.
Mais o ponto crucial não é esse, e sim a troca de agressões por militantes do PT e PSDB. Independente dos motivos que iniciaram a confusão, o que aconteceu é inadmissível. O processo eleitoral que acontece no Brasil me envergonha cada vez mais; os presidenciáveis dão maus exemplos com a falta de propostas e com a enxurrada de ataques ao adversário, e os militantes cada vez mais se convencem que a eleição é uma guerra. Em que tipo de democracia tenta se impedir passeata do adversário?
O problema não é Dilma ou Serra; bolinha de papel, rolo de fita ou bexiga cheia de água. O problema é que parte do eleitorado não sabe o que é democracia, não entende o que é respeito, e não quer ver um debate (de verdade, com ideias e propostas) que valorize o processo eleitoral.
Eleger este ou aquele candidato não é sinal de retrocesso; a mente dos eleitores que é retrógrada.