sexta-feira, 19 de março de 2010

O Sentimento Liberdade

Eu não acredito em verdades únicas. Sempre tentei achar as respostas certas para mim e acreditar que os outros tem todo o direto de discordar. Questionando e discordando do que me dizem, sempre tento achar o melhor sentido das coisas para mim, e não para o senso comum; passei a criar teorias e até novas definições para as palavras já existentes.
Peguei-me pensando na definição da palavra liberdade. Há algum tempo atrás um amigo meu escreveu esse texto dizendo que ninguém – ou quase ninguém - consegue ser livre nos dias de hoje.
Segundo meu dicionário liberdade é:
Condição de uma pessoa poder dispor de si; faculdade de fazer ou deixar de fazer uma coisa; livre-arbítrio; faculdade de praticar tudo aquilo que não é proibido por lei; o uso dos direitos do homem livre.
A partir dessa definição obtida no Aurélio, eu concordaria com o texto linkado acima; ninguém nunca faz tudo o que quer. Mas, não. Eu sou um cara chato suficiente, a ponto de não aceitar o que está escrito no dicionário.
Para mim liberdade também pode ser um sentimento, quando você esquece de todos os problemas e se sente bem. Pode ser no show daquela banda que você tanto gosta, na pelada do fim de semana, na noite de amor com a pessoa desejada; pode ser quando você vê sorriso do seu filho ou quando faz uma caminhada à beira-mar.
Quando você faz o que você gosta e esquece dos problemas, você se sente livre.
Acredito que nunca ninguém será livre no sentido que o dicionário traz, mas, quanto mais vezes você sentir liberdade, mais perto estará de ser livre.