sexta-feira, 26 de março de 2010

O porquê de não ter orkut


Sempre quando digo que não tenho orkut, as pessoas querem saber o motivo. Algumas ficam contentes com um simples “eu não gosto”, outras querem saber por que eu não gosto.
Há uns 5 anos atrás eu fazia meu orkut. Era uma época que estava se falando muito sobre o site, mas era necessário receber o convite para fazer o cadastro. Receber o convite fazia você se sentir descolado e deixar de ser da turma dos manés que não tinha orkut.
Com o tempo quase todo mundo tinha orkut e só quem era muito mané não recebia o convite. Mas, pra alegria geral dos excluídos, os responsáveis pelo site – se eu não me engano nessa época a Google adquiriu os direitos dele – decidiram que não precisava mais de convite para se cadastrar. “Que alegria, somos todos iguais perante a internet!” gritaram os que esperaram tanto tempo pra criarem seu perfil.
Como todo mundo podia ter orkut, foi necessário criar uma nova forma de parecer descolado e tentar não parecer mané. Estava começando a guerra pela popularidade. Para ganhar essa guerra era necessário ter vários “amigos” e atacá-los com recados inúteis. A partir daí começou meu desgosto pela brincadeira.
Sabe aquela pessoa que estuda na sua sala, mas, nunca fala com você? Ou aquele que tava na festa do João no sábado? Pois é, elas resolvem te adicionar só para aumentar o número de “amigos” que tem no site. Como se não bastasse mandam recados do tipo: “passei só pra desejar um bom fim de semana” na esperança de receber uma resposta e se sentirem queridas.
Ser popular no orkut é uma forma de se sentir bem, de acreditar que não é um mané. Mesmo que você seja muito mané e tenha pouquíssimos amigos de verdade adicionados.
Quando chegam seus aniversários, orkuteiros ficam felizes, pois acham que várias pessoas se lembraram. Que ilusão. Não, ninguém lembrou. Foi o orkut que fez com que todos lhe desejassem parabéns. Lembro-me que um conhecido fazia três aniversários por ano no orkut, só pra receber mais recados. Minha irmã uma vez colocou a data errada para saber quem se lembraria qual era a data verdadeira. Experimente não colocar a data do seu aniversário no orkut e descubra quantas pessoas vão se lembrar de verdade (não que amizade seja sinônimo de lembrar datas, mas, isso é outro assunto).
O orkut tinha tudo para ser uma ferramenta maravilhosa. Nas comunidades, por exemplo, abriram-se espaços para debates e informações sobre qualquer assunto que interessar, mas, são poucos os que utilizam desse espaço. O orkut foi usado de uma forma horrível, uma forma que reflete as atitudes no mundo real, mesmo que os usuários tentem mascarar essas atitudes no site.
E pra quem diz que o orkut é uma forma de manter contato com os amigos, eu respondo: meus amigos têm meu MSN, meu telefone e meu endereço, se realmente quiserem, eles me encontram.