domingo, 28 de março de 2010

#horadoplanetafail

No último sábado (27 de março de 2010) aconteceu – ou pelo menos era pra acontecer – a hora do planeta. A idéia da WWF começou em 2007 em Sidney e chegou até o Brasil em 2009.
A idéia é muito simples: “as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global”, dizia o site da “Hora do Planeta” Brasil.
Conheci o movimento no dia que ocorreu e logo percebi do que se tratava e no que resultaria.
Algumas pessoas espalhadas pelo país aderiram à campanha. Jovens que tomam banho de 40 minutos, jogam lixo na rua e não separam o lixo doméstico viraram ambientalistas e ficaram indignados com quem não participou do evento.
A primeira crítica de quem não aderiu à campanha foi óbvia: é só durante uma hora que deve se pensar no planeta?
E aí eu pergunto, quantos desses falsos ambientalistas conhecem realmente o trabalho de uma ONG ambientalista? Quantos realmente fazem alguma coisa para mudar o mundo? Quantos, pelo menos, tomam banhos curtos, separam o lixo, e preferem os transportes coletivos aos carros?
Foi só surgir um evento - patrocinado por empresas como Coca-Cola, HSBC, Tim e Walmart – incentivado pela mídia que várias pessoas - que nunca tomaram atitude nenhuma para mudar a situação ambiental caótica do mundo – passaram a acreditar cegamente que um apagar de luz de 60 minutos faria diferença.
Infelizmente chegamos a um ponto em que consciência ambiental é apagar a luz durante uma hora.
O mundo não precisa de você por uma hora, o mundo precisa de você o tempo inteiro, e você pode fazer muito mais do que apagar as luzes.