quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O Lado Errado do Natal

Seria Jesus um velho gordo barbudo vestido inteiro de vermelho com um saco de presentes nas costas? Seria Papai Noel capaz de transformar água em vinho, ou quem sabe multiplicar o pão em nome de seu pai, Deus?
Se alguém estiver lendo esse texto me desculpe pela forma como ele começou, mas, é que eu não achei jeito melhor de iniciá-lo. Hoje, vou falar de uma idéia de natal muito diferente da original, vou falar do lado negro da força natalina.

Como você deve saber, o natal é a data onde se comemora o nascimento de Jesus, o grande símbolo do cristianismo. Porém, no Brasil (não quero falar de mundo, mas, apenas do país onde vivo) todos param nessa data, independente de ser ateu ou muçulmano (isso vale para outras datas comemorativas, como a páscoa, mas, voltemos ao foco, que é o natal). Independente da religião, existe uma coisa muito mais importante para o país: o regime financeiro, no nosso caso (e praticamente no mundo todo): o capitalismo. Graças ao capitalismo o verdadeiro sentido de natal foi esquecido, e o que vale para maioria das pessoas nessa data se resume em uma palavra: presentes. As crianças nem sabem quem é Jesus, para elas o que importa é o que o barbudo vai tirar do saco ou deixar debaixo do pinheirinho. Mas isso não me frustra, o que me irrita mesmo são os adultos.
Amigo secreto do trabalho, reunião de familiares. Na maioria das vezes essas coisas são realmente legais, rola um certo sentimento de felicidade, uma alegria de se encontrar com pessoas que te fazem bem, mas, nem sempre é assim. Pessoas que passam o ano inteiro brigando, falando mal uma das outras, num dia do ano se obrigam a paralisar a guerra, de vez em quando até rola troca de presentes, aquele clima de falsidade fica no local, e a certeza de que no dia 26 (ou quem sabe segundos depois ao encontro) já estarão falando mal uma das outras.
Outro problema que acontece nas reuniões de família é que se você não comprar presentes você é o cara chato que não gosta de ninguém, como se amar e gostar se resumisse em dar presentes. Existem atitudes e gestos que provam muito mais o que sentimos, estou errado?
Agora se você acha que estou completamente maluco, pense bem. Vai dizer que você gosta de escolher presente pra um funcionário da sua empresa que você nunca conversou ou escolher presente para aquele seu primo chato que já tem tudo e não gosta de nada? Eu acho que não.
Eu sonho que no futuro somente os cristãos praticantes comemorarão o natal e outras datas ligadas à sua religião. É uma pena pensar que não estarei vivo para ver isso. Por falar em pensar, meus pensamentos flutuam entre as seguintes alternativas:
“Ainda bem que natal só vai ter no próximo ano!”
“Que saco, ano que vem vai ter tudo de novo!”

Quem não se lembra do bom e velho Raimundos?