quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Infância

Muita gente diz – e pensa – que a personalidade do ser humano é formada na infância, que a forma com que somos educados, e as influências que recebemos nessa fase definirão como seremos na fase adulta. Mas, não é todo mundo que pensa assim. Notícias frescas (pelo menos no dia em que escrevo – 16/10/09) me chamam a atenção. A primeira é de um “ex-garoto”, que se chamava Joey, e, aos oito anos passou a ser Josie (com documento alterado e tudo, ainda não pode fazer a cirurgia, mas, já está tomando remédio para regulagem dos hormônios). Enquanto isso, um homem acusou uma menina - de dois anos - de vandalismo, por ter danificado seu carro.
Não quero falar se preferência sexual é uma questão genética ou não (nem sou cientista para isso), nem nos problemas jurídicos da pequena acusada (não, eu também não estudo direito). O fato é que crianças devem brincar, se divertir, sem se preocupar em crescer. A infância é (ou um dia foi) a fase mais pura da vida, e os adultos querem fazer com que as crianças cresçam rápido demais, assumam responsabilidades cedo. Enquanto, na verdade, o sonho de vários adultos é voltar a ser criança.
Isentem as crianças das preocupações, quando elas crescerem terão muita coisa pra se estressar. E lembrem-se: o que elas passam hoje pode definir o que serão no futuro, e você poderá conviver com adultos problemáticos. Afinal, mesmo sem perceber, passamos nossas vidas convivendo com “ex-crianças”.