quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dia de Garotos

Paulo acordou e foi para cozinha, no café da manhã tinha tantas opções que nem sabia o que comer. Tomou um demorado banho quente no chuveiro a gás - e como era difícil sair do banho naquele frio -. Vestiu-se e foi de carro com seu pai ao shopping. Chegando lá, viu várias vitrines e provou diversos tênis, até que escolheu um. O mais caro, aquele que era a última moda. Seu pai comprou para ele a vista no cartão. Isso não o fez feliz, afinal, sempre que ele quisesse poderia comprar qualquer tênis.

Daniel acordou cedo, estava ansioso. Comeu o pão com manteiga e tomou o café de todo dia, mesmo assim achou maravilhoso. Tomou um banho rápido sob o chuveiro elétrico “pinga-gotas” que não esquentava direito. Vestiu-se e foi de ônibus com a mãe até aquela loja barateira do centro. Provou uns três pares de tênis dos mais baratos, escolheu um. Sua mãe, já cliente daquela loja, comprou aquele tênis baratinho parcelado no seu crediário, só assim poderia pagar sem lhe pesar no orçamento da família. Daniel voltou para casa feliz com seu tênis novo, que ele julgava ser lindo.
Zé – como era conhecido o garoto, que sequer teve um nome de verdade – acordou porque estava muito frio, e aquele pedaço de cobertor fininho não o aquecia tanto quanto precisava. Não tomou banho naquele dia, aliás, nunca tinha tomado. Estava com fome e não tinha o que comer. Vestindo a mesma roupa há meses andou pelas ruas do centro pedindo por moedas. Zé estava com tanta fome que não parava pra pensar por que os outros garotos andavam de tênis e ele andava descalço. Da mesma forma que não conhecia a sua família, o garoto também não conhecia a felicidade. Mas, um pão poderia lhe dar alegria, pelo menos um dia.

Mais um desses vários videos "caseiros" de imagens que rolam no youtube, mas a música fala por si só: